No dia 21 de setembro, acontece o 2º Seminário Mesa Brasil Sesc, que traz o tema “Ações Sustentáveis do Campo à Mesa”. O evento acontece na Câmara de Vereadores de Lages, das 13h30 às 20h15, com palestras e debates sobre o assunto, ministradas por pesquisadores e profissionais com expertise na área de Segurança Alimentar e Nutricional. A programação é voltada os parceiros doadores do Programa Mesa Brasil, instituições sociais cadastradas, acadêmicos, produtores rurais, e interessados no tema proposto. No local, também haverá uma feira de produtos orgânicos (Agricultura Familiar da Região da Amures) e troca de sementes crioulas. As inscrições são gratuitas e estão abertas na Central Relacionamento com Clientes do Sesc, também pelo telefone (49) 3222-3936 e online no site da Instituição: https://www.sesc-sc.com.br/evento/3779/null.

O objetivo é promover um espaço de aprendizado e discussão sobre Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação Adequada, envolvendo os principais atores do contexto do Mesa Brasil. Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN (2016), o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, é um direito de todos, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Neste contexto, os palestrantes abordarão a temática promovendo ampla reflexão sobre o atual conceito de Segurança Alimentar e Nutricional.

Durante a tarde serão apresentadas as palestras “Comida de Verdade, no campo e na cidade – um olhar ao Direito Humano à Alimentação Adequada”, por Rita de Cassia Maraschin da Silva, Conselheira nos Conselhos Estaduais da Saúde, de Alimentação Escolar e de Segurança Alimentar e Nutricional; “Questão social na Serra Catarinense e perspectivas de sua superação”, proferida pelo professor doutor Geraldo Augusto Locks; “Sociobiodiversidade no Território da Serra Catarinense”, com o engenheiro agrônomo Natal João Magnanti, doutorando em agroecossistemas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e “Alimentação segura, saudável e sustentável no processo produtivo de refeições”, ministrada pela nutricionista Suzi Barletto Cavalli, professora doutora do departamento de Nutrição da UFSC.  No dia seguinte (22/09), haverá uma programação complementar com visitas a instituições que atuam na área. Na EPAGRI Regional de Lages, será abordado o tema “Alimentação Escolar e a potencialidade de fortalecer a produção, o consumo saudável e a aquisição de alimentos da Agricultura Familiar” e oferecidas oficinas de “Boas Práticas” e “Aproveitamento de Alimentos Regionais”. No Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, os visitantes poderão conhecer a Cantina Experimental de Vinificação, o Núcleo de Tecnologia de Alimentos, o Laboratório de Pós-colheita, o Laboratório de Micropropagação e o Herbário Lages. No campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), serão apresentados os trabalhos do Núcleo de Agroecologia com foco no trabalho com variedades de milho e feijão crioulo e sua qualidade nutricional, e proferidas palestras sobre “boas práticas de pós-colheita” e “boas práticas de manipulação de alimentos”.

Texto: Assessoria de Imprensa SESC