Com o argumento de que o fechamento de uma rua na região central irá atrapalhar o trânsito ou o comércio, há sempre quem critique ou questione qualquer ação. Desde que aja uma comunicação prévia à população sobre o evento, não vejo problema algum. Muito pelo contrário, uma grande ação de marketing de alguma empresa, ou evento cultural ou esportivo, pode atrair inúmeras pessoas ao centro da cidade. Muitas delas, atraídas pelos eventos, podem se dispor a consumir em um segundo momento. É uma forma de, indiretamente, movimentar o comércio. Quanto ao trânsito, ele pode ser desviado, afinal, nem todo mundo pode ou consegue estacionar em frente ao local que pretende ir. As grandes cidades, ou mesmo aquelas que pensam em mobilidade urbana, já priorizam os pedestres.

Um exemplo muito bacana foi o campeonato de Basquete 3 x 3, que movimentou o  centro de Lages, no sábado, 09.

Participaram da competição 70 crianças e adolescentes que estão inseridas em núcleos
da modalidade espalhados pelos bairros da cidade. A iniciativa foi da Federação Catarinense
de Basketball. Em 2020, 0 Basquete 3X3 estará incluso, pela primeira
vez, na Olimpíada de Tóquio, em 2020. A intenção dos professores e dirigentes
da modalidade é de popularizar este esporte principalmente com o público jovem.  Atualmente já são mais de 50 mil jogadores registrados pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) e cerca de 250 milhões de praticantes no mundo todo.

De acordo com o presidente da Liga Serrana de Basquete, Benedito Moura, o Dito, este evento serve como uma ferramenta para difundir a modalidade na região. “Em paralelo, neste final de semana, estamos sediando o Campeonato Masculino sub-19, no ginásio Ivo Silveira. Com estes eventos, promovidos pela Federação, Lages se torna a casa do Basquete no Estado até a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina em novembro”, diz.Dito cita ainda que o ginásio Ivo Silveira, está com piso novo, exclusivo para a prática do Basquete, com as marcações e medições oficiais. “No Ivo Silveira, até os Jogos Abertos, só teremos partidas de basquete”, finaliza. 

Fotos: Marcelo Pakinha